quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Vacina pode reduzir mortes por tuberculose em pacientes HIV+

Entre os 2000 pacientes testados, o número de casos de tuberculose confirmados foi 39% menor no grupo vacinado

Estudo sugere que vacina pode reduzir casos de tuberculose (TB) entre os africanos soropositivos por quase dois quintos.Uma pesquisa realizada pela Dartmouth Medical School envolvendo 2.000 pessoas encontraram um número significativamente menor de casos de TB em pacientes vacinados.

A vacina funciona através do aumento da resposta imune de pacientes que já receberam a vacina BCG cedo na vida.

Em si, a BCG pode oferecer alguma proteção contra a tuberculose, mas isso está longe de ser certo, e a proteção pode durar apenas alguns anos após a imunização.A infecção pulmonar é a causa mais comum de morte entre os pacientes com HIV no continente.

Especialistas dizem que a vacina poderia ser uma opção mais barata para os países que lutam para encontrar dinheiro extra para anti-HIV.

Pacientes com HIV são particularmente vulneráveis à tuberculose, porque os seus sistemas imunitários estão comprometidos.

"A tuberculose é um enorme problema - um terço das pessoas vivendo com HIV na África estão infectadas" Alvaro Bermejo, International HIV/Aids Alliance Álvaro Bermejo, International HIV / AIDS Alliance

Entre os 2.000 pacientes HIV positivos da Tanzânia, testados durante um período de sete anos pelos pesquisadores da Dartmouth Medical School, o número de casos de tuberculose confirmados foi 39% menor no grupo vacinado .

Primeira vacina

Professor Ford von Reyn, que liderou o estudo, disse que era um "marco importante".

Uma teoria sugere agora que os pacientes poderão receber a vacina de reforço, logo que são diagnosticadas com HIV, antes de medicamentos anti-retrovirais.

Álvaro Bermejo, diretor executivo da International HIV / AIDS Alliance, disse que a outra maneira de combater a tuberculose em pacientes HIV poderia ser a de dar-lhes anti-retrovirais mais cedo, uma opção cara em comparação com um programa de vacinação.

Ele disse: "Essa é uma descoberta muito importante - é a primeira vez que nós vamos ter uma vacina que é influente na prevenção de infecções oportunistas em doentes com HIV.

"A tuberculose é um grande problema - um terço das pessoas vivendo com HIV na África estão infectadas com ele.

"A redução de 39% visto na Tanzânia, apesar de não fabuloso, é um bom resultado."


Fonte: Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário