quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

HC alerta: vítimas de alagamentos podem contrair hepatite A

A maioria dos casos da doença se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados com o vírus da família dos picornavirus

As enchentes, ocasionadas pelas fortes chuvas, aumentam os riscos das pessoas contraírem hepatite A, doença altamente contagiosa, cuja transmissão ocorre, na maioria dos casos, pela ingestão de água ou alimentos contaminados com o vírus da família dos picornavirus.

O alerta é da hepatologista Suzane Kioko Ono-Nita, do Serviço de Gastroenterologia Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Segundo a médica, as enchentes aumentam às chances de contaminação de rios, lagos, piscinas e mar com água de esgoto.

O consumo de alimentos e de líquidos de procedência desconhecida também são formas de contrair a doença, explica a médica.

A hepatite A acomete 1,4 milhões de pessoas a cada ano, em todo o mundo.

A transmissão é via fecal-oral, ou seja, o vírus eliminado nas fezes chega à boca pela falta de lavagem das mãos da pessoa infectada.


Sintomas

A doença pode ser assintomática ou sintomática. O período de incubação do vírus da hepatite varia de 20-50 dias (ou mais em crianças). As pessoas infectadas podem transmitir a hepatite A antes dos sintomas aparecerem.

Quando sintomática, a doença pode apresentar-se como um quadro gripal ( febre, calafrios e sensação de fraqueza generalizada). Na fase avançada, os sintomas são náuseas, icterícia (amarelamento dos olhos e da pele), urina escura, fezes de cor clara, dor abdominal e fadiga.

Geralmente a hepatite A não evolui para infecção crônica, embora a recuperação completa possa levar várias semanas e raramente se apresenta de forma fulminante.


Fonte: UNICAMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário