segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Seminário do Projeto Crescer

A grande participação dos profissionais de enfermagem no Seminário promovido pelo COREN-BA no Auditório do Centro Médico do Hospital Português, assegura a realização de outros Eventos deste porte ao longo de 2010.

Para Lucia Farias, coordenadora do Projeto, esta participação incentiva a investir cada vez mais no aprimoramento profissional, além de promover momentos de confraternização, que com certeza são favoráveis também à descontração, ao fortalecimento de amizades, às trocas de experiências e às reflexões necessárias ao nosso dia-a-dia, em constante contacto com a dor e a assistência aos nossos pacientes.

“Importante salientar que o êxito deste evento é creditado a todo o Plenário do Conselho que nos dá total apoio, a todos os Enfermeiros Fiscais que não medem esforços e aos demais funcionários do Conselho, que voluntariamente se dispõem a colaborar na medida das suas possibilidades”, ressalta a presidente, ao agradecer ainda à Diretoria do Hospital Português, que gentilmente cedeu o Auditório para a realização do Seminário.

Resumo das Palestras do segundo dia do evento:

Modelo de Gestão Interdisciplinar – proferida com brilhantismo pela Dra. Licia Cavalcanti, Diretora Médica do Hospital Santa Izabel, onde destacou a necessidade de que haja por parte das Instituições de saúde e de seus profissionais, uma visão sistema do processo administrativo, enfatizando a necessidade de que os profissionais abandonem as suas “zonas de conforto” e se empenhem em visualizar a Instituição como um todo.Neste modelo, todos os funcionários deverão ter consciência do seu valor e da sua necessária contribuição ao êxito da administração, devendo ser este entendimento também de toda a Diretoria.

NR-32 Direito à Segurança e à Saúde dos Trabalhadores da Enfermagem – tema abordado pelo Enfo. do trabalho e fiscal do COREN-MG, Marcos Rubio, chamou a atenção para a necessidade de conhecimento da Norma por parte dos profissionais, com vistas a fazer valer direitos já assegurados por Lei, como uso de equipamentos de proteção individual, condições adequadas de trabalho, e outros que no dia a dia passam desapercebidos, gerando uma sub-notificação de situações às Superintendências Regionais de Trabalho, responsáveis pela fiscalização da aplicabilidade da Lei. Entende que por medo de represálias e por desconhecimento, muitas situações irregulares permanecem sem correção, exatamente pela não notificação.

A Enfermagem e o Transplante de Órgãos e Tecidos – muito bem explanada pela Enfa. América Carolina Brandão de Melo, especialista em doação, captação e transplantes de órgãos, com larga experiência no Hospital Israelita Albert Einstein em S.Paulo. Explicou sobre a importância da Enfermagem nestes Serviços, ressaltando a necessidade de conhecimento e envolvimento dos profissionais da área de assistência na identificação de possíveis doadores. Finalizou sua fala com a seguinte reflexão:“Faça do fim um recomeço. Deixe uma herança capaz de salvar vidas”


Fonte: COREN-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário