domingo, 31 de janeiro de 2010

Equipe do Hospital São Paulo elabora guia prático de Enfermagem

Livro foca atividades cotidianas baseado no contexto da realidade brasileira

A partir de estudos e vivências de docentes e enfermeiros do Hospital São Paulo, a professora Maria Isabel Sampaio Carmagnani e equipe acabam de lançar o livro Procedimentos de Enfermagem Guia Prático, focado nas melhores práticas de cuidados de enfermagem no contexto da realidade brasileira.
De consulta rápida, o guia tem como público-alvo estudantes e profissionais na execução de atividades clínicas cotidianas. Organizado de forma lógica e prática, o conteúdo aborda: cuidados com a pele, cuidados nutricionais, com eliminações, respiratórios, verificação de parâmetros clínicos, procedimentos intravasculares, administração de medicamentos e coleta de material para exames. Há, ainda, recomendações e observações específicas que apoiam decisões em caso de dúvidas.
Algumas das principais diferenças destacadas pelo livro entre a rotina da enfermagem nos hospitais públicos do país e a literatura, especialmente norte-americana, são as questões de legislação, onde as atribuições dos profissionais podem diferir. Outro detalhe é o uso de figuras e ilustrações que representam a prática dos hospitais brasileiros. " Os profissionais já tiveram acesso a essas informações durante sua formação, mas este material é de consulta rápida, voltado para a prática, este é o diferencial" , afirma Maria Isabel.
Como recomendação final, os autores enfatizam a importância do direcionamento do ato de cuidar como uma ação que deve envolver formação de vínculo e acolhimento. A meta é contribuir para a prática da Enfermagem de acordo com os princípios humanísticos que norteiam a profissão. " O mais relevante foi a participação de nomes que são expoentes na enfermagem em especialidades como cuidados com a pele e feridas, cuidados em ressuscitação cardio-pulmonar, bem como procedimentos que envolvem pacientes críticos" , destaca a professora.

Fonte: Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário