segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Tecnologia a serviço do aleitamento materno

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos se tornaram indispensáveis no dia a dia cada vez mais atarefado das pessoas. E graças a isso, hoje é possível encontrar no mercado uma variedade enorme de produtos que atendem as mais diversas necessidades e isso inclui o desenvolvimento de bombas extratoras de leite materno são totalmente automáticas, simulam os movimentos de sucção do bebê e estimulam a produção do leite e resultam na rápida descida do leite materno. A amamentação é um momento mágico, porém muitas são as dificuldades das mulheres em manter o processo por um longo período, entre os desafios estão a volta ao trabalho, rachaduras nos seios, mastite, ingurgimento mamário, o nascimento dos primeiros dentinhos do bebê, entre outros.


As bombas da Qualyleite são as mesmas utilizadas nos bancos de leite dos hospitais e maternidades, principalmente para alimentar bebês prematuros com o próprio leite da mãe, atualmente já estão disponíveis no mercado para uso residencial.

"É importante ressaltar que o equipamento não deve ser usado para substituir o contato da mamãe com o bebê, mas sim para ajudar a manter a amamentação por muito mais tempo, principalmente quando ela não estiver disponível para amamentar o bebê diretamente em seu seio”, afirma o enfermeiro William Mallagutti, professor de pós-graduação da Universidade Gama Filho.

Fonte: nursing.com.br

Hospitais CEMA e Villa-Lobos promovem Semana da Saúde

Moradores da zona leste e região poderão fazer avaliação ocular completa e testes de pressão arterial e glicemia de 22 a 27 de fevereiro, na Casa da Cultura do Itaim Paulista. Os exames de visão serão realizados pelo Instituto CEMA – braço social do Hospital CEMA -, e incluem avaliação para a detecção de doenças como miopia, astigmatismo, hipermetropia, glaucoma e catarata. Os exames de pressão arterial e glicemia serão realizados pela equipe do Hospital Villa-Lobos, em parceria com o laboratório Lavoisier. A campanha ocorre das 9 às 16h, na Casa da Cultura do Itaim Paulista (Rua Barão de Alagoas, 340), com apoio da Subprefeitura local.



O check-up ocular irá utilizar aparelhos como a lâmpada de fenda (para diagnóstico da catarata), autorrefrator (examina a miopia, astigmatismo e hipermetropia) e tonômetro (para medir a pressão intraocular). Caso a pessoa precise de tratamento, será encaminhada ao Instituto CEMA, que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A equipe do Hospital Villa-Lobos e do laboratório Lavoisier realizará testes de glicemia, para verificação da diabete, e de pressão arterial, que controla órgãos importantes, como o coração.

Os hospitais CEMA e Villa-Lobos, ambos localizados na Mooca, zona leste de São Paulo, oferecem à população todas as especialidades médicas, exceto maternidade, inclusive no pronto-socorro, que funciona todos os dias da semana, durante as 24 horas.






  • SERVIÇO:

Semana da Saúde no Itaim Paulista


De 22 a 27 de fevereiro, das 9 às 16 h


Casa da Cultura do Itaim Paulista


Rua Barão de Alagoas, 340, ao lado da Subprefeitura do Itaim Paulista




Fonte: nursing.com.br

PRÊMIO COREN LEGAL

O Conselho Regional de Enfermagem criará, a partir deste ano, o Prêmio Coren Legal. A iniciativa, segundo a vice-presidente da Regional fluminense, Rejane de Almeida, visa a incentivar a pesquisa da legislação que marca o exercício da profissão.

Quando presidiu o Sindicato dos Enfermeiros do Rio, Rejane instituiu o Prêmio Edma Valadão em homenagem à ex-presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro, assassinada, em setembro de 1999, com o marido, Marcos Otávio Valadão, no Engenho Novo. O casal foi morto após ter feito denúncias de improbidades administrativas praticadas à época pela então diretoria do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).

O anúncio da criação do Prêmio Coren Legal foi feito durante a 12ª Jornada Nacional da História da Enfermagem. A vice-presidente da Regional fluminense adiantou que a iniciativa visa a premiar os melhores trabalhos, “de forma a incentivar aqueles que se dedicam à valorização da enfermagem”, explicou.

A 12ª Jornada Nacional da História da Enfermagem é um evento tradicional promovido pela Escola de Enfermagem Anna Nery, e faz parte das comemorações pela passagem da 70ª Semana Brasileira de Enfermagem (12 a 20 de maio).

Em seu discurso, a dirigente do Coren adiantou que o julgamento a ser feito pela autarquia valorizará os trabalhos, cujo conteúdo abordará a legislação que rege a rotina dos profissionais de enfermagem.




Fonte: Coren-RJ