segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

"Alô, Enfermeiro" dá orientação 24 horas a pacientes com câncer

Um serviço telefônico 24 horas, para que pacientes com câncer possam tirar dúvidas sobre o tratamento e solicitar orientação ao hospital, sem sair de suas residências. Esta é a proposta do “Alô, Enfermeiro”, criado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira, ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP.

O objetivo é proporcionar comodidade e segurança, sem que o paciente do Icesp precise esperar a próxima consulta para esclarecer alguma dúvida pontual sobre o tratamento. Cerca de 2,4 mil telefonemas são recebidos por mês pelo serviço.


As principais dúvidas são relativas às atividades cotidianas, como uso de medicamentos, além de esclarecimentos sobre as rotinas hospitalares e informações referentes ao manejo dos sinais e sintomas ligados à doença ou ao próprio tratamento.

Inicialmente, o serviço funcionava apenas das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, mas com a expansão do hospital e do número de pacientes atendidos, passou a funcionar em tempo integral neste ano.

Já os pacientes internados no Instituto do Câncer têm à disposição o “Enfermeiro de Referência”. Trata-se de um profissional que recebe o paciente e o acompanha do início ao término do processo de tratamento.

Com este modelo assistencial o paciente estabelece um elo de confiança com o enfermeiro e pode ser atendido de acordo com suas particularidades.

Através de acompanhamento individualizado, o profissional pode conhecer melhor o paciente, identificando preferências e dificuldades de cada um. Desse modo, o atendimento se torna mais personalizado e humanizado.




Fonte: Ministério da Saúde

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