quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Hospital de Curitiba utiliza processo inovador no atendimento de PS

O Hospital VITA Curitiba atua com um método inovador no Paraná, o de atendimento estratificado no pronto socorro, tal método possibilita definir com precisão a prioridade de atendimento dos casos de urgências. O processo tem como base a cartilha de Política Nacional de Humanização, desenvolvida pelo Ministério da Saúde. 



Segundo a Coordenadora Médica do Hospital VITA Curitiba, Ivana Roseira Gomes, a priorização do atendimento é definida por condição clínica e risco envolvido, e não por ordem de chegada, porém de forma humanizada e com respeito absoluto ao paciente que procura o serviço.


De acordo com os sintomas apresentados pelo paciente, é utilizada uma escala de gravidade classificada por cores: vermelho (emergência), laranja (muito urgente), amarelo (urgente), verde (pouco urgente) e azul (não urgente), nessa ordem, sendo o vermelho o paciente em estado mais grave e o primeiro a ser atendido, e o azul, para casos sem risco.

O quadro definido para aplicação no serviço se baseia na avaliação objetiva e subjetiva de indicadores gerais de atendimento que incluem: risco de vida, hemorragia, grau de sofrimento, nível de consciência e dados vitais (temperatura, pressão arterial, frequência cardíaca, etc).



O Hospital VITA Curitiba realiza em média 10 mil atendimentos mensais no Pronto Socorro, chegando a atender em único dia quase 500 pacientes.

O profissional de enfermagem envolvido no processo está atento desde o primeiro contato com o usuário, já para avaliar o critério de classificação emergência/muito urgente e, a partir desta identificação, promover a transferência imediata do paciente para a sala de emergência, com devido acionamento da equipe multidisciplinar. 



Com este foco, o hospital criou o Centro Médico do Hospital VITA Curitiba, que fica anexo ao pronto socorro, e possibilita o agendamento de consultas nas mais diversas especialidades. Desta forma, evita-se a superlotação da unidade de emergência e garante-se a segurança do usuário em estado crítico.

Fonte: nursing.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário