quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

ENFERMEIRA HELEN PETROLINO FALA SOBRE PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

O Programa de Desenvolvimento Individual - PDI é um instrumento que tem como principal objetivo orientar e impulsionar o crescimento dos profissionais de uma instituição. A área da saúde, principalmente a enfermagem, usa o PDI como mecanismo facilitador para uma autocrítica sobre pontos fortes, pontos fracos, possibilidades e limites de seus colaboradores, tendo como base as aspirações individuais bem como os projetos e desafios da empresa.

Para conhecer um pouco mais sobre a importância do PDI para a enfermagem, o Portal Sérgio Luz esteve junto à enfermeira Helen Maria Benito Scapolan Petrolino, que cedeu um importante tempo de suas ações como Gerente de Desenvolvimento de Enfermagem do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para responder ás questões que muito interessam aos internautas.


O Programa de Desenvolvimento Individual (PDI) é mais uma ferramenta para a Gestão de pessoas? Quais são os objetivos ao se implantar o PDI?

Acredito que o programa reúne informações e propósitos que favorecem a gestão de pessoas. Ele traz maior objetividade e solidez a questões que anteriormente eram tratadas em uma base mais tênue favorecendo o reconhecimento das habilidades e potenciais inerentes a cada profissional considerando o momento de sua trajetória de vida pessoal e profissional. Os objetivos convergem ao cumprimento de cada etapa nessa trajetória e da utilização de recursos a esses propósitos, sendo o mais relevante, identificar nas pessoas seu nível de conhecimento e habilidades assim como seu potencial de desenvolvimento, buscando sua adequação ao cargo e satisfação no trabalho.


Quais são as etapas do processo deste Programa?

O programa está estruturado em etapas fundamentadas na trajetória de carreira, considerando desde o ingresso do profissional na empresa ou nova função e área de atuação, atendendo ao perfil do cargo que ocupa. Conta com o programa de treinamento admissional aplicado na chegada à empresa e também à mudança de cargo ou função e de treinamentos direcionados ao desenvolvimento do conhecimento e habilidades, conduzidos à enfermagem por meio de capacitações externas, em âmbito institucional e localmente na unidade de atuação.


Quais estratégias são usadas e qual é o prazo para que sejam cumpridas?

As estratégias são variadas e os prazos atendem ao que foi definido no PDI ou no planejamento anual. Vão desde o levantamento de necessidades de treinamento até a metodologia de condução e avaliação dos programas e resultados individuais. Uma estratégia que considero valorosa é a análise crítica e o envolvimento das pessoas na busca do conhecimento.


Quais indicadores são usados para avaliar o desenvolvimento de cada colaborador?

De forma direta resultados de avaliação de competência teórica e prática, participação em treinamentos e eventos científicos, produção técnica, científica e acadêmica por meio de análise curricular orientada. De forma indireta e considerando o cargo que ocupa os resultados de produção e qualidade inerentes à área de atuação.


Como é elaborado o PDI?

A partir da interface dos serviços de Desenvolvimento Organizacional, de Desenvolvimento de Enfermagem, do gestor e do colaborador, considerando a avaliação de desempenho como instrumento formal. O PDI deve ser realizado, analisado e revisado anualmente.


Como o profissional deve/pode utilizar o PDI no seu processo de crescimento profissional e pessoal?

A empresa deve orientá-lo sobre o programa adotado e o profissional deve buscar sua participação em cursos de reciclagem, de educação continuada, treinamentos e tomando conhecimento das possibilidades reais de promoção.


Qual é o principal enfoque do PDI? Este enfoque varia de pessoa para pessoa ou mesmo da área de atuação do enfermeiro?

O principal enfoque é o desenvolvimento do conhecimento e habilidades direcionadas ao cargo que ocupa, mas que também permita transcender o conhecimento preparando-o para uma nova ocupação e/ou cargo, ou seja, o enfoque pode variar de pessoa para pessoa ou mesmo da área de atuação na dependência do potencial identificado na pessoa e que seja de interesse, mesmo que futuro, da empresa.


Como é feita a análise dentro do Hospital Sírio Libanês para identificar o que o indivíduo necessita para o seu desenvolvimento?

O analisamos através de várias fontes, dentre elas as aptidões relacionadas ao perfil do cargo e área de atuação, seu desempenho individual e coletivo, resultados de produção do setor, aquisição de novas tecnologias, metodologias de trabalho e serviços.


Como você avalia o desempenho de um profissional da enfermagem (somente os enfermeiros são avaliados ou os auxiliares também)?

Todos os profissionais de enfermagem assim como todos os colaboradores são avaliados. A ferramenta é única e construída pela área de Desenvolvimento Organizacional. Adicionalmente na enfermagem, na dependência do cargo e área de atuação, outros instrumentos de avaliação teórica e prática são utilizados no sentido de oferecer informação mais detalhada e consistente ao processo.


Quais dicas você daria para a instituição reter talentos, ou seja, para reduzir a rotatividade entre os colaboradores?

É muito importante que a instituição reconheça o valor das pessoas na empresa. Além disso, viabilizar oportunidades para o desenvolvimento das potencialidades dos indivíduos, promovendo a parceria com o seu gestor.


O que o enfermeiro deve fazer para que a instituição em que ele trabalha o reconheça como profissional de valor?

Ele deve buscar a atualização técnico-científica e sua aplicação clínica desenvolvendo metodologias de trabalho pautadas em uma base sólida de conhecimento, mapeando processos de trabalho e apresentando resultados favoráveis à satisfação do cliente e área de negócios da empresa.


Quais dicas você passa aos interessados em desenvolver um PDI em sua instituição?

Elabore um modelo que seja factível de operação na sua instituição, envolva os gestores na sua condução e torne-o acessível a todos os colaboradores de enfermagem. Mantenha-os informados daquilo que oferece, dos resultados e conquistas, valorize a parceria que existe entre vocês em prol do desenvolvimento comum.


Fonte: Portal Sérgio Luz / COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário