segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O que é ABRATEN?

A Associação Brasileira de Terapias Naturais e Complementares na Enfermagem é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega especialistas na área da Saúde visando prestar uma assistência que prioriza o entendimento dos fenômenos dos quais os indivíduos são constituídos.

Com esta visão holística, a Associação tem o objetivo de articular, com outras entidades do setor da saúde e dos trabalhadores em geral, mecanismos para a defesa da saúde favorecendo assistência integral com qualidade; divulgar trabalhos e estudos de interesse para áreas de terapias naturais; participar, efetivamente, dos movimentos em defesa da cidadania e da questão de gênero; promover eventos técnicos e científicos em âmbito estadual, nacional e internacional em terapias naturais.

A ABRATEN, com sede na avenida Professor Oscar Pereira nº 8754 , Bairro Glória, em Porto Alegre, tem jurisdição nacional e é constituída pelos seguintes órgãos: Assembléia, Diretoria, Conselho Fiscal e Comissões Permanentes.


Composição da diretoria da ABRATEN:

Presidente: Helena Pereira da Trindade
Vice Presidente: Maria da Graça Piva;
Tesoureiro: Edson Thomas Spies
Secretário: Paulo Vidor


Conselho Fiscal:
- Dóris Rejane Volquind;
- Gisele Cristina Tertuliano;
- Janir Basso Carbonel


Todo profissional da área da enfermagem, inscrito no COREN do regional ao qual pertence e que atua em alguma área que envolve a utilização de terapias Naturais e ou complementares pode associar-se a ABRATEN.

Mais informações no site: www.abraten.com.br


Sede: ABRATEN: Av. Professor Oscar Pereira nº, 8754

Cep: 91712320 Porto Alegre - RS
Fone: (051) 3245-3216 ou (051) 3267-1744
E-mail: abraten@abraten.com.br

Fonte: ABRATEN

2 comentários:

  1. TERAPIAS COMPLEMENTARES NA ENFERMAGEM

    Com o vultoso crescimento do uso informal das terapias complementares no Brasil, em maio de 2006, foi aprovada a Política Nacional de Práticas Integrativa e Complementar, pelo Ministério da Saúde.
    O Ministério da Saúde interpreta que a implantação da PNPIC, contemplaria a universalidade de direitos a saúde e a totalidade do cuidado humano, compreendido no universo de abordagens integradoras denominado de medicina tradicional chinesa. Neste contexto são inseridas, terapias como acupuntura, meditação e reiki, entre outras. Tais abordagens e recursos buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras. Outros pontos compartilhados pelos diversos aspectos abrangidos pelo campo das práticas integrativas e complementares é o da visão ampliada do processo saúde doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente o auto-cuidado. Sendo assim, a terapia reikiana passa da informalidade de sua atuação, para a uma nova proposta: a legitimação de sua terapêutica. Extraído de (BRASIL, 2006) e readaptado por:
    PEREIRA, Carla Leonora Machado. O Reiki como proposta de cuidado complementar em enfermagem. IPA. Porto Alegre (RS), 2008.

    ENFERMEIRA CARLA LEONORA
    ESPECIALISTA EM SAÚDE PÚBLICA
    OFICINEIRA DA ABRATEN

    Site: www.abraten.com.br

    ResponderExcluir
  2. UMA NOVA COMPETÊNCIA

    Tecendo algumas reflexões sobre as competências do enfermeiro, é possível identificar que este profissional tem sido largamente preparado, na academia, para exercer as competências técnicas, gerenciais e educativas de forma sistemática.
    Com o crescente enfoque holístico no cuidado, muitos enfermeiros têm levado em consideração, de forma muito especial, os sentimentos e os aspectos espirituais envolvidos na relação usuário-cuidador. Essa nova tendência tem sido também tema de várias produções científicas na enfermagem nos últimos anos. Dessa maneira, a incorporação da competência espiritual, nas pertinências profissionais do enfermeiro, transversaliza, de certa forma, as outras competências já citadas. PEREIRA (2008)

    UM ABRAÇO,
    ENFA CARLA LEONORA

    ResponderExcluir