quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

NEUROLOGIA

Demência tem tratamento diferenciado na Neurologia do Hospital das Clínicas


As pessoas com suspeita de declínio cognitivo têm atendimento diferenciado no Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP. O Ceredic – Centro de Referência em Distúrbios Cognitivos oferece assistência multidisciplinar em cada fase da evolução do processo demencial. Em cinco anos de atividades, o centro já atendeu mais de seis mil idosos.
 
Lá, os pacientes têm atendimento médico, avaliação neuropsicológica e avaliação fonoaudiológica. Todos os casos são discutidos em reuniões semanais e o tratamento é programado de acordo com cada caso. A assistência acontece num único local para facilitar, inclusive, a locomoção do paciente.


Quanto mais cedo a doença for identificada, mais tempo o paciente manterá suas funções cognitivas preservadas, explica Ricardo Nitrini, coordenador do Ceredic. O diagnóstico poderá garantir aos pacientes uma vida mais longa e com mais qualidade.

A demência acomete cerca de 5% da população, com mais de 60 anos de idade. A doença Alzheimer é a mais frequente. O paciente apresenta declínio de memória, alterações de comportamento, sofre de desorientação espacial e apresenta dificuldade para realizar tarefas simples, como se alimentar ou se vestir. Nos estágios mais avançados, não reconhece os familiares e nem os amigos. Com o tempo, perde até a identidade.

O Ceredic atende pacientes encaminhados pelas unidades de Geriatria, Neurologia e Psiquiatria do Hospital das Clínicas.



Fonte: nursing.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário