quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

ESTUDO

Estudo associa compulsão por doces na infância à depressão e ao alcoolismo

A maioria das crianças gosta de doces. Porém, aquelas que têm compulsão por balas, chocolates e por bebidas muito açucaradas podem estar com depressão e ter um maior risco de futuros problemas com o álcool, segundo especialistas americanos. Em artigo publicado na revista Addiction, os pesquisadores revelam que um estudo com crianças com idades entre cinco e 12 anos mostrou que aquelas especialmente “viciadas” em gostos muito doces apresentavam, com maior frequência, sintomas de depressão e um familiar próximo com problema com o álcool.


No estudo, as crianças avaliadas - metade das quais tinha casos de alcoolismo na família - tiveram de experimentar cinco bebidas doces, contendo diferentes quantidades de açúcar. E as 37 que elegeram, como bebida preferida, a mais doce - contendo o equivalente a 14 colheres de chá de açúcar em uma xícara de água - apresentaram tanto sintomas de depressão como histórico familiar de dependência do álcool.

De acordo com os autores, porém, apesar de o gosto doce e o álcool provocarem muitos dos mesmos circuitos de recompensa do cérebro, e de serem necessários mais doces para fazer as crianças com depressão se sentirem melhor, ainda não está claro se a preferência por gostos muito doces está mais relacionado com mecanismos bioquímicos ou com a educação. Por isso, mais estudos são necessários para confirmação.


Escrito por Leandro Perché

Fonte: Blog Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário