segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

ENFERMAGEM: O PODER DO CUIDADO

Várias áreas do conhecimento têm tentado clarear o significado do conceito de poder, o que tem resultado em uma profusão de definições, por vezes conflitantes, nenhuma delas totalmente exaustiva. A confusão em torno de seu significado é agravada pela conotação negativa, de influência coercitiva, que o termo costuma evocar, ao invés de se vincular a uma qualidade que permite ou facilita o alcance ou realização de algo (1-2).

A literatura da Enfermagem também o discute, quase sempre focalizando a falta de poder, ou a inabilidade da profissão para usar o poder, seja o que tem ou o que poderia ter. Costuma-se, ainda, inter-relacionar o conceito com profissionalismo, por se acreditar que o poder reside no conhecimento e expertise relacionados com os domínios técnico, científico e interpessoal da prática profissional. Nessa acepção, ter poder permite que os profissionais da Enfermagem orientem sua prática e atuem de modo autônomo. Assim, aqueles que reconhecem e usam esse poder estão mais aptos a atingir metas pessoais e profissionais e a contribuir para que a profissão cumpra seus objetivos de servir à sociedade, além de promover a prática, o ensino e a pesquisa da área. Quando o poder não está presente ou não é utilizado, a decisão sobre o que É a Enfermagem e sobre o que os profissionais da área fazem ou deixam de fazer é tomada por outros, em geral externos à profissão (1).


Inegavelmente, há poder envolvido na prática da Enfermagem e na relação terapêutica que se estabelece entre os profissionais da área e a clientela. Existem pelo menos três dimensões de poder que os profissionais precisam ser capazes de desenvolver, de modo a contribuir para a qualidade do cuidado: poder sobre o conteúdo, sobre o contexto e sobre a competência da prática da Enfermagem (3).


Quanto ao conteúdo, o poder sobre ele é um atributo que se deve cultivar, se a meta é um exercício autônomo, pois é por meio dele (do conteúdo) que se eleva o status profissional; se define a área de domínio; e se alcança e mantém a autonomia profissional, entendida como “a liberdade de agir sobre o que se sabe” e considerada um elemento-chave na formação dos profissionais da Enfermagem.


Entretanto, dominar o conteúdo pode não ser suficiente para garantir poder aos profissionais da Enfermagem. Outra dimensão de poder está relacionada ao contexto da prática, uma vez que os resultados obtidos parecem ser melhores quando os profissionais da Enfermagem se sentem empoderados, isto é, quando se percebem significativamente envolvidos e participantes na tomada de decisões das instituições em que atuam.


Finalmente, há que se levar em conta a competência da prática da Enfermagem, considerada precursora tanto da autonomia, quanto do poder profissional, e que advêm do desenvolvimento do conhecimento da área, da experiência (perícia) e da formação e educação permanente.


O poder associado ao processo de cuidar da Enfermagem é indiscutível, pois está no cerne da profissão. Os pacientes são parte essencial desse tipo de poder. Sem pessoas que necessitam de cuidado à saúde, os profissionais da Enfermagem não teriam qualquer poder, pois ele só existe na interdependência e inter-relação profissional / paciente. Os profissionais da área devem compartilhar esse poder no processo de empoderamento das pessoas, não para dominá-las, coagi-las ou controlá-las. Deve-se, no entanto, compreender que o relacionamento profissional da Enfermagem / clientela é altamente contextual. No processo de empoderamento dos pacientes, os profissionais da Enfermagem algumas vezes margeiam a dominação / coerção / controle. Patricia Benner(4) afirma que se percebe a diferença entre essas situações quando se compreende que o processo de cuidar é contextual, específico e individual.


Parte da dificuldade que os profissionais da Enfermagem têm em se considerar empoderados pode ser atribuída a uma possível compreensão incompleta ou desvirtuada sobre o poder que lhe é conferido pelas normas legais que regulamentam a profissão, assim como à inabilidade para entender as qualidades e dimensões do poder associado ao cuidado da Enfermagem.


Assim, precisamos refletir sobre o significado e a importância do poder em nossas vidas profissionais, e desenvolver a competência técnica, científica, interpessoal e ético-política necessária à prática da Enfermagem, em nosso próprio benefício, dos nossos pares e, muito especialmente, das pessoas de quem cuidamos.


É o que a Associação Brasileira de Enfermagem propõe como tema para discussão durante a 71ª Semana Brasileira de Enfermagem, a ser comemorada em 2010.




TEXTO PARA DOWNLOAD: http://www.abeneventos.com.br/arquivo/enfermagem_poder_cuidado.pdf




Fonte: Associação Brasileira de Enfermagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário