quinta-feira, 18 de março de 2010

PRIMEIRA EDIÇÃO DO WORKSHOP LEVANTA ASSUNTOS POLÊMICOS


No último sábado (13) aconteceu a primeira edição de 2010 do Workshop de Enfermagem do Paraná. Criado pelo CorenPR, o evento tem o objetivo de discutir com personalidades da enfermagem brasileira e paranaense questões voltadas à profissão de enfermagem nos quesitos éticos, sindicais e de desenvolvimento científico.


Ao longo da manhã os profissionais ouviram pequenas palestras de convidados como Maria Goretti (Presidente da ABEn Nacional), Montgomery Pastorelo Benites (Presidente do CorenPR), Isabel Cristina (Presidente do Sindesc) e Ezia Corradi (Professora da PUC-PR). O ponto alto da manhã foi a palestra magna proferida pelo Dr. Ivo Borges (Assessor Legislativo do COFEN) que, de forma técnica e prática, colocou o a realidade do Sistema Cofen/Coren´s em pauta apresentando as ações que estão sendo realizadas em prol da valorização profissional - tema também discutido pelos outros palestrantes.

Dos demais temas discutidos estavam a vacinação dos profissionais de saúde contra o vírus Influenza H1N1, a atual gestão do CorenPR - que foi elogiada pelos palestrantes, a luta pelo PL das 30 horas e do Piso Salarial para a enfermagem, a realidade dos profissionais no ambiente de trabalho e a falta de cursos de mestrado e doutorado para a categoria.

Durante a tarde, os participantes assistiram cursos sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem, Assistência no Cuidado ao Adulto, Humanização da Assistência de Enfermagem e Assistência na Urgência.

Com cerca de 200 participantes, o Workshop conseguiu cumprir seus objetivos. De forma gratuita, levar aos profissionais de enfermagem temas políticos importantes e o desenvolvimento do saber de enfermagem. As próximas edições estão marcadas para Londrina, Cascavel, Maringá, Ponta Grossa, Umuarama e Guarapuava.

Fonte: COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário