segunda-feira, 15 de março de 2010

ENTREVISTA

COREN-SP Inova ao Implantar o Programa Gestão com Qualidade - PGQ



Em uma iniciativa inédita, a Gestão 2009 – 2012 do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (COREN-SP) aprovou o Programa Gestão com Qualidade – PGQ. Este projeto foi idealizado pelo Assessor de Desenvolvimento Institucional, Prof. Sérgio Luz, profissional já conhecido pelos trabalhos desenvolvidos no âmbito da Gestão dos Serviços de Enfermagem. Nesta entrevista, são esclarecidas as ações do novo programa que tem o compromisso de estimular e apoiar os Responsáveis Técnicos (RT´s) das instituições de saúde na busca da gestão eficaz.

Sérgio Luz
Enfermeiro. Assessor em Desenvolvimento Institucional e Responsável pelo PQG. Diretor do Sérgio Luz – Portal de Enfermagem.


Nursing - Qual o objetivo deste projeto?


Sérgio Luz - O PGQ tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da enfermagem por meio de estímulo e suporte técnico a uma gestão eficiente, eficaz e efetiva, almejando melhores resultados para a instituição, satisfação dos profissionais que integram o quadro funcional e uma assistência de enfermagem científica com qualidade, promovendo a segurança do paciente.


Nursing - Como o programa está estruturado?


Sérgio Luz - Ele está estruturado em cinco sistemas: Sistema 1: Grupos de Estudo; Sistema 2: Prêmio CORENSP Gestão com Qualidade; Sistema 3: Curso de Formação de Avaliadores e Responsáveis Técnicos (RT´s); Sistema 4: Oficinas Melhores Práticas; e Sistema 5: Seminário Paulista de Gestão em Enfermagem – SEPAGE.


Nursing - Quais são as propostas dos grupos de estudo?


Sérgio Luz - Os grupos são formados por profissionais de notório saber que, periodicamente, reúnem-se com o objetivo de discutir e propor ações que possam contribuir com a melhoria dos serviços. Atualmente, o foco dos grupos é a definição dos critérios e itens de avaliação para o Prêmio de Gestão. No momento, estamos com dois grupos nas áreas Ensino e Hospitalar, mas nossa intenção é criar novos grupos de acordo com as áreas de atuação da enfermagem, como saúde coletiva, saúde ocupacional, home care, clínicas (especialidades), laboratórios de análises clínicas e atendimento pré-hospitalar. Nossa expectativa é que o grupo possa estabelecer recomendações de boas práticas, parâmetros e indicadores, enfim, ser referência ao Responsável Técnico para dirimir dúvidas e apoiá-lo nesta nobre e desafiadora missão.


Nursing - Todos os responsáveis técnicos poderão concorrer ao prêmio?


Sérgio Luz - Neste primeiro momento, poderão participar do prêmio instituições de ensino e hospitalar. No primeiro trimestre de cada ano, serão liberados os critérios e as regras que foram estabelecidas disponíveis no site do COREN-SP.
Os gestores poderão se inscrever voluntariamente, por meio da ficha de inscrição e do Relatório Padrão. Após esta primeira fase serão definidos os classificados, que serão visitados por avaliadores. Atingindo o escore preconizado, a instituição receberá o Prêmio COREN-SP de Gestão com Qualidade, a ser entregue no mês de outubro.


Nursing - Quais as vantagens para a instituição e gestor de enfermagem na conquista do prêmio ?


Sérgio Luz - A instituição receberá um certificado, troféu e selo que poderá ser utilizados em peças promocionais e será amplamente divulgada nos meios de cominicação disponíveis pelo Conselho Regional. Ressaltamos que a premiação permitirá:


- Melhoria dos resultados operacionais;


- Minimização de riscos, contribuindo para a segurança da assistência,


- Favorecimento do relacionamento interdepartamental;


- Aperfeiçoamento e aprimoramento dos conhecimentos.


Nossa intenção é que o responsável técnico, receba um relatório ao final do processo, identificando oportunidades de melhorias.


Nursing - O senhor falou de um curso para avaliadores e RTs. Conte um pouco sobre essa proposta.


Sérgio Luz - Estamos elaborando dois cursos, o primeiro com foco nos avaliadores e o segundo para os responsáveis Técnicos que desejarem conhecer mais profundamente a metodologia do prêmio. No momento oportuno serão divulgadas no site do Conselho os critérios e datas sobre as inscrições.


Nursing - Como foi estruturado o Sistema 4 – Oficinas Melhores Práticas?

Sérgio Luz - No decorrer de 2009, foram desenvolvidos três temas: Regimento, Comunicação e Elaboração de Plano de Disciplina. Foram realizadas 20 Oficinas na sede do Conselho e em suas oito subseções, que reuniu 842 RT´s. O aproveitamento (98,9 % de satisfação) e a participação dos envolvidos superou nossas expectativas. Tivemos a presença de facilitadores com conhecimento e domínio dos temas propostos e responsáveis técnicos que trocaram experiências provenientes do seu dia a dia de trabalho. Este quadro revela a necessidade que os profissionais têm pela aquisição de novos conhecimentos que possam contribuir com a melhoria dos seus resultados de trabalho. E é esse o grande objetivo das nossas Oficinas, apresentar cases de temas focados na gestão, permitindo ao RT dirimir suas dúvidas e, de forma prática, conhecer o passo a passo para a implantação na sua instituição.


Nursing - O I SEPAGE, que ocorreu em 2009, reuniu cerca de 600 profissionais. Qual é a expectativa para a segunda edição?


Sérgio Luz - O Seminário Paulista de Gestão em Enfermagem é um evento realizado anualmente com o objetivo de compartilhar conhecimentos específicos na área de gestão, principalmente entre os RTs. No atual cenário, podemos observar mudanças constantes na forma de planejar, executar e avaliar nossas ações de Gestão. Portanto, reunir especialistas, discutir e conhecer novas e boas práticas é o grande mote do Seminário, que nesta segunda edição traz como novidade a incorporação da Sessão Pôster, intitulada ‘Melhores Práticas’. Ficamos muito satisfeitos com a receptividade da comunidade de enfermagem, tanto que recebemos 155 resumos de ‘Boas Práticas’, sendo 45 aprovados que participarão da fase de premiação. Os trabalhos estarão expostos durante a realização do II SEPAGE, que ocorrerá de 15 a 17 de março. Ressalto que as inscrições para este evento são gratuitas e limitadas podem ser feitas no site do COREN-SP. Nossa expectativa é receber 700 profissionais.



Nursing - Quais são os prêmios propostos para os vencedores da Sessão Pôster?

Sérgio Luz - Os três primeiros lugares serão contemplados da seguinte maneira:


1º Lugar: Inscrição + Traslado + Hospedagem no 13º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem – CBECENF - COFEN.


2º Lugar: Inscrição + Traslado + Hospedagem no 63º Congresso Brasileiro da Associação Brasileira de Enfermagem – CBEn - ABEn


3º Lugar: Inscrição + Traslado + Hospedagem no Congresso da Sociedade Brasileira de Gerenciamento em Enfermagem - SOBRAGEN.


e-mail: luzsergio@globo.com

Fonte: nursing.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário