segunda-feira, 8 de março de 2010

8 de março - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Em Nova Iorque, mais de 100 trabalhadoras de uma indústria têxtil páram para reivindicar a redução da jornada de trabalho e salários compatíveis com os pagos aos homens. Fugindo dos policiais, refugiam-se dentro da fábrica. Acabam trancadas pelos patrões, que ateiam fogo nas instalações, matando-as carbonizadas. É 8 de março de 1857.
Em 1917, também em 8 de março, tem início a Revolução Russa, da qual participam ativamente aproximadamente 90 mil mulheres, principalmente operárias, protestando nas ruas da capital pelo fim da fome, da guerra e do czarismo. Em todo o mundo, para além das flores e chocolates, outras histórias de luta marcam o dia 8 de março como o dia de protesto pela participação das mulheres na transformação de sua condição de vida e de mudanças por uma sociedade mais justa.


MENSAGEM DO COFEN AS MULHERES



Neste oito de março a sociedade mundial saúda, com profundo respeito e admiração, a mulher no seu dia internacional. O Conselho Federal de Enfermagem une-se a todas as homenagens que a elas são merecidamente prestadas, com realce pela Instituição que representa uma profissãocuja participação feminina é esmagadora.

Sempre atual dar ênfase ao Art. XVI da Declaração Universal dos Direitos Humanos quando pontuou que mulheres de maior idade, sem qualquer restrição de raça, nacionalidade ou religião,têmdireito de contrair matrimônio e fundar uma família.

Mesmo assim foi preciso a constante luta na defesa de sua cidadania, a fim de alcançar um patamar digno à sual excelência. No Brasil, temos como exemplo recentea lei conhecita como "Maria da Penha".


Não só no labor de sua atividade profissional - a enfermagem -registramos atuações edificantes, mas também no COFEN e Conselhos Regionais, amulher é presença marcante para o sucesso das nossas gestões.


Nosso reconhecimento e permanente saudações.


REDIGIDA PELO DR. CLAUDIO REBELO



Fonte: MS e COFEN

4 comentários:

  1. Olá, sou Enfermeira e encontrei esse blog, achei muit interessante e completamente informativo para a nossa área. Adorei e ja estou seguindo. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lucy!
    Seja bem vinda!
    Abraços...
    Maria Clara

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo esse texto Clara! Adorei seu blog, está lindo e com um conteúdo ótimo, Parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir