quinta-feira, 11 de março de 2010

11 de março de 2010 - DIA MUNDIAL DO RIM


Comitê de Prevenção de Doenças Renais da Sociedade Brasileira de Nefrologia quer orientar as pessoas sobre doença
 
No dia 11 de março de 2010, comemora-se o Dia Mundial do Rim. Para celebrar a data várias atividades serão desenvolvidas no contexto da Campanha Previna-se, realizada desde 2003 pelo Comitê de Prevenção de Doenças Renais da Sociedade Brasileira de Nefrologia, com o objetivo de prevenir e orientar a população.

No Brasil, mais de 10 milhões de pessoas sofrem com doenças renais (em diferentes estágios de evolução), mas a maioria não sabe que está doente. A estimativa é de que mais de 150 mil pessoas já deveriam estar em programa de diálise, mas apenas 87 mil estão em tratamento. Na fila de transplante renal existem cerca de 37,5 mil pacientes, o que significa que um número expressivo de brasileiros fará o diagnóstico em fase terminal de doença ou morrerá sem ter a chance de ser tratado.

A verdadeira epidemia de casos de doença renal crônica no Brasil e no mundo decorre, sobretudo, do aumento da incidência de diabetes mellitus e hipertensão arterial.
A campanha Previna-se já atingiu diretamente mais de 3,7 milhões de pessoas. Esse resultado foi alcançado graças à colaboração da imprensa, que a cada ano vem ampliando a divulgação das ações realizadas.

Com mutirões periódicos realizados em todo o País, são promovidos atendimentos à população em parques, escolas, clínicas e muitos outros locais, oferecendo orientação, palestras, verificação de pressão arterial, testes de urina (com resultado imediato), exames para diagnóstico de diabetes e de risco cardiovascular, entre outros serviços. Mais de 700 eventos da campanha em diferentes locais do Brasil foram realizados no último ano, e até o momento 360 localidades já registraram suas programações para o Dia Mundial do Rim 2010.

Nas mobilizações é enfatizada a necessidade de procurar um médico ao surgirem os primeiros sintomas, assim como de realizar exames, quando o indivíduo pertence a um grupo de risco para desenvolvimento de insuficiência renal (sobretudo diabetes e hipertensão arterial, além de parentesco com portadores de doença renal crônica).


Fonte: Isaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário