sábado, 17 de abril de 2010

DIA DE LUTA PELAS 30 HORAS FOI UM SUCESSO


Aproximadamente três mil profissionais da enfermagem brasileira (enfermeiros, técnicos e auxiliares) atenderam a convocação das organizações representativas e compareceram a Câmara Federal, ontem (13), para cobrar a votação imediata do Projeto de Lei 2295, que estabelece a carga horária dos trabalhadores da enfermagem em 30 horas semanais.

De acordo com os representantes do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), somente do sistema COFEN-CORENs mobilizou 56 ônibus para transportar a capital Federal dois mil e quinhentos trabalhadores, de todas as unidades da federação. As demais organizações representativas (ABen, CNTS, FNE e Sindicatos) também mobilizaram seus filiados.

Durante o período da manhã os profissionais da enfermagem se concentraram na frente do Congresso Nacional, de forma pacífica, onde promoveram um grande ato público que contou com a presença e o apoio de diversos deputados federais.

À tarde, nas dependências da Câmara Federal, enquanto uma comissão das entidades entregava ao presidente Michel Temer um abaixo assinado contendo 115 mil assinaturas em apoio ao PL 2295, os demais profissionais visitavam os gabinetes dos parlamentares esclarecendo o projeto e pedindo apoio.

O presidente da Câmara Federal elogiou a mobilização da enfermagem brasileira e explicou que o Projeto de Lei ainda não foi à votação no plenário porque oito Medidas Provisórias estão obstruindo, visto que elas (MPs), regimentalmente, trancam a pauta por gozarem de primazia nas votações. Temer prometeu colocar em votação o PL das 30 horas assim que ela for desobstruída, mas alertou para a pressão que vem sendo feita pelas Santas Casas e dos Hospitais que são contra a aprovação.

O Conselheiro Federal Antônio Marcos Freire destacou o sucesso da mobilização e pediu que os profissionais da enfermagem mantenham a pressão junto aos parlamentares federais dos seus estados. "Ontem foi um dia de luta que mostrou ao Congresso Nacional a força dos trabalhadores da enfermagem, pois somos quase um milhão e meio de profissionais", observou Freire.


Fonte: COFEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário